[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]
NOTÍCIA
por Suzane Carvalho

JAC MOTORS DESEMBARCA NO BRASIL, PARA FICAR



        Uma agressiva ação de marketing marcará a entrada no Brasil da fábrica de carros chinesa JAC Motors.
        Com a inauguração de nada menos que 50 lojas em 28 cidades de 11 estados do Brasil na próxima 6ª feira, o dia 18 de março está sendo chamado de “Dia J”.


        O investimento foi pesado: cerca de R$ 380 milhões na montagem das concessionárias, testes dos carros, treinamento de pessoal e mídia.
        Imagine preparar e treinar pessoal para estar pronto para um bom atendimento na inauguração de 50 lojas simultaneamente, em estados diferentes. 1.500 funcionários foram treinados, afinal, bom atendimento é marca do grupo SHC, responsável pela importação dos carros da JAC para o Brasil, e o maior revendedor de carros do país, com 55 concessionárias das marcas VW, Ford, Citroën, Jaguar e Aston-Martin.


        Mesmo antes do “Dia J”, Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil, já fala em alcançar a marca de 35 mil veículos comercializados até o final de 2011, o que representa 1% do mercado nacional, que é aproximadamente o que a Nissan vende por aqui. Até o final deste ano, Habib pretende estar com 80 concessionárias vendendo os carros da JAC Motors, sendo 13, somente na cidade de São Paulo.


JAC CHEGA OFERECENDO 6 ANOS DE GARANTIA SEM LIMITE DE QUILOMETRAGEM

O J3 HATCH

        O modelo compacto que virá para concorrer principalmente com Gol e Palio, será o primeiro a ser lançado aqui, e estará disponível a partir do dia 18. Chama-se J3, e sua versão sedan, o J3 Turin, já chega premiado, pois ano passado ganhou o prêmio de Melhor Compacto Premium do mercado chinês, concorrendo com os mesmos modelos americanos, europeus e asiáticos que conhecemos. O motor que os equipa, é o DOHC VVT 1.4 16v com 108 cavalos de potência e torque de 14,07 Kgf! Além do mais, 242 itens do modelo foram modificados para ficar de acordo com as exigências de nossas vias, e do consumidor brasileiro, incluindo aro 15” para os pneus.

O J3 SEDAN, CHAMADO DE TURIN

O J5

        Outros dois modelos desembarcarão ainda este ano: o J6, que é um station wagon (perua) de 7 lugares, com motor 2.0 16v de 136 cavalos e rodas de aro 17”, que tem entrega prevista para junho, e o J5, um sedã de luxo com motor 1.5 16v e 125 cavalos, que estará disponível a partir de setembro, e virá para concorrer com o Honda Civic.

O J6

        Para 2012 está prevista a chegada do J2, um compacto de apenas 900 Kg, e também de utilitários.

        O grande objetivo da JAC Motors Brasil é ter os melhores e mais baratos carros em cada seguimento, além dos menores gastos com revisão e seguro.

J2


        A JAC Brasil inova ainda oferecendo uma garantia de 6 anos, sem limite de quilometragem. Mas para tal, o proprietário do carro não poderá faltar às revisões a cada 5.000 Km.

        Para chegar a essa ousadia, foram feitos durante dois anos, 2 milhões de Km de testes de rodagem, em que cada carro rodou entre 150 e 200.000 Km. Além disso, foram encomendados testes de colisão e de emissão de poluentes. Os resultados podem ser encontrados no site da CESVI BRASIL


        A JAC promete para seus carros uma relação custo/benefício imbatível.
        Não terá “modelo de entrada”. Quem comprar um JAC comprará um carro completo. Com ar-condicionado, direção hidráulica, duplo air bag, farol de milha, luz de neblina traseira, rodas de liga leve, vidros, retrovisores e travas elétricas, freios ABS de 8ª geração com EBD, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve, faróis com regulagem elétrica, MP3 Player para CD com USB, seis bons alto-falantes, controles das 4 janelas pelo motorista, conta-giros, e o melhor, suspensão traseira independente em todos eles.


        Uma equipe de 8 mecânicos foi enviada para treinamento na fábrica do Japão, e para treinar pessoal de vendas, foi montada uma “loja teste” no Auto Shopping Aricanduva, em São Paulo. O resultado foi a venda de mais de 200 carros, mesmo sem propaganda nem teste drive e sem pronta entrega. Estes compradores poderão sair rodando com seus carros no “Dia J”.

Para resolver a questão de disponibilidade de peças em veículos importados, foi construído um Centro Nacional de Peças, com uma área com 15 mil m2, em Barueri, na Grande São Paulo, que já abriga mais de 10 mil itens diferentes para reposição. A estrutura realmente é grande.


        Apesar de serem 100% chineses, os carros que vêm para o Brasil, tem componentes que levam assinatura de empresas que conhecemos, como Visteon, Bosch, Continental, Johnson Control, Delphi e Tokico. Foram desenvolvidos em um Centro de Pesquisas em Tóquio, os motores são projetados pela austríaca AVL (“a mesma que fez o 1.8 turbo da Audi”), a suspensão é desenvolvida pela inglesa Lottus, e os modelos foram desenhados pelo estudio Pininfarina em Torino, na Itália. Aliás, o desenho da frente de todos os carros é inspirada nas máscaras chinesas.

        O Presidente da JAC chinesa, An Jin, feliz por ter sido procurado por Sergio Habib para esta parceria, prometeu: “Estaremos sempre trazendo modelos novos para o mercado brasileiro. Faremos investimentos e trabalharemos no design, testes, montagem e na logística para trazer ao Brasil um produto de qualidade.”


        A Ogilvy, agência escolhida para tomar conta da JAC Motors Brasil, convidou o apresentador Fausto Silva para a campanha de lançamento da marca e dos modelos, e terá uma verba de R$ 145 milhões para gastar em mídia.

        Quer ver um JAC de perto? Encontre a concessionária mais próxima clicando aqui:
        http://www.jacmotorsbrasil.com.br/rede-concessionarias.php

        A CHINESA JAC MOTORS - Jianghuai Automobile Co
        É uma das quatro montadoras chinesas independentes, ou seja, sem vínculo societário ou tecnológico com as principais indústrias automobilísticas norte-americanas, européias e asiáticas. Estatal de capital misto, com 25% do capital negociado na bolsa de valores de Shenzen, tem em suas instalações industriais em Hefei, na China, uma das mais atuais linhas de montagem de mundo.
        Com mais de 20.000 funcionários, sua linha de produção, além de super moderna, tem capacidade de produção de 1 milhão de motores/ano, e suas fábricas são quase que totalmente robotizadas.

        Há mais de 40 anos no mercado, é reconhecida como uma tradicional fabricante de caminhões e veículos comerciais – em 2010, foram mais de 140 mil unidades produzidas, número superior a todo o mercado brasileiro – e começou a produzir automóveis de passeio somente em 2005.
        Tem um Centro de Design, Pesquisa e Desenvolvimento em Torino, na Itália, um Centro de Pesquisas em Tóquio, e compra grande parte da matéria prima que utiliza, como o aço, por exemplo, do Brasil.
        No ranking chinês, a JAC Motors é a 13ª maior produtora, o que significou um produção de 462.969 automóveis. Isso significa apenas 2,7% do mercado chinês, mas teve um crescimento de 42,64% em relação a 2009 obtendo 4 bilhões e 240 milhões de dólares de faturamento em vendas, e exportou mais de 21.000 veículos.
        O objetivo é alcançar a marca de 650 mil carros em 2011. Ou seja, a vendas praticamente dobrarão em apenas dois anos.

        É de se levar em consideração que a China é o maior produtor mundial de carros, sendo responsável por 24% da produção, ou seja, quase ¼ dos carros fabricados no mundo, são chineses. Em 2010, foram aproximadamente 18 milhões. O Brasil, que é o 4° maior produtor, com 3,5 milhões, representa 5% do mercado mundial.
        A líder de mercado por lá é a GM, seguida pela VW.


        O EMPRESÁRIO SERGIO HABIB
        Paulista de 52 anos, é dinâmico, dedicado, ousado e agressivo nos negócios, exigente, simpático e muito bem informado, além de falar muito bem. Sergio Habib tem confiança e segurança no que faz, e assim quer que seus clientes se sintam.
        O que mais me chamou a atenção, é que ele preza pela qualidade de seus produtos e de atendimento.
        Presidente do Grupo SHC, torna-se agora também presidente da JAC Motors Brasil.

        Tem intenção de vender nos próximos 9 meses e meio, até dezembro, 35.000 carros da JAC.

        A partir de 2012, começará a trazer utilitários, e se as vendas se consolidarem e ultrapassarem os 100.000 veículos/ano, a solução será fazer uma montadora no Brasil, pois a partir daí, a logística torna-se inviável pelo tempo de demora e falta de disponibilidade nos portos brasileiros. Se isso acontecer, já tem reservada uma área no Complexo de Suape, em Pernambuco.

        Para que a JAC já entrasse forte no Brasil, se preocupou em montar um ciclo com “Rede de concessionárias – verba de propaganda – volume de venda – estrutura de pós-venda e peças.”

        Com experiência no mercado e confiança em sua rede, não esperou os candidatos a concessionários se decidirem, e com agilidade, resolveu investir em 35 concessionárias próprias.
        Em sua opinião, as marcas chinesas ficarão com uma fatia de 5 a 6 % do mercado brasileiro nos próximos 3 anos, e está trazendo o J3 pensando em tirar mercado do Gol e do Palio.
        Sergio Habib foi o primeiro importador dos carros da Citroën para o Brasil, e após a instalação da fábrica em Porto Real, foi, durante 8 anos, o presidente da empresa.
        É formado em engenharia eletrônica pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, e tem pós-graduação em administração de empresas na Harvard Business School.

        O GRUPO SHC
        Maior distribuidor de carros do Brasil, tem 55 concessionárias das marcas Citroën, Ford, Jaguar, Volkswagen e Aston-Martin distribuídas por todo o território nacional.
        Em 2010 o grupo vendeu 55.000 carros novos e 25.000 carros usados contando com aproximadamente 5.000 colaboradores. Com as 35 novas concessionárias da JAC, terá um total de 83 concessionárias em 18 cidades do Brasil.
        Em 2011 venderão 90.000 carros novos e 45.000 usados, o que dá uma média de 12.000 carros/mês ou, 400 carros/dia ou, 1 carro a cada minuto e meio.
        De olho na grande fatia de mercado, que é a de carros compactos de até R$ 40.000,00 que movimentou um volume de 2 milhões de carros em 2010, decidiram por trazer ao mercado brasileiro os carros chineses, e para isso, conversaram com a Cherry, BYD, Great Wall até se definirem pela JAC Motors.
        Prezam pela confiabilidade e bom atendimento, e tamanha ousadia de oferecer 6 anos de garantia em um produto que não tem histórico no país, deve-se a confiança nos produtos que estão trazendo, e na relação com o cliente no pós-venda.


12 de março de 2011


LEIA AQUI OUTRAS CRÔNICAS ESCRITAS POR SUZANE

CHINESA JAC MOTORS DESEMBARCA NO BRASIL, PARA FICAR
A TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO
SALÃO DO AUTOMÓVEL - INVESTIMENTO E RETORNO
O AUTOMOBILISMO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
MOTORISTAS x MOTOCICLISTAS
CRÔNICA 1
INVASÃO DOS USA
FÓRMULA 1 x FÓRMULA INDY
EU NÃO VEJO, MAS QUE O PRECONCEITO EXISTE, EXISTE!...
O AUTÓDROMO DO RIO E OS BENEFÍCIOS PARA A REGIÃO
SONHEI; HOJE SOU CONSCIENTE
ORAÇÃO PARA UMA VIDA A DOIS


[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]