[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]
NOTÍCIAS
por Suzane Carvalho


SETOR DE MOTOCICLETAS FECHARÁ O ANO COM RETRAÇÃO DE 20%



        A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares divulgou esta semana os dados do setor:

        De janeiro a novembro deste ano foram licenciadas 1.499.397 motocicletas, o que corresponde a uma queda de 14,2% em relação a igual período de 2011, que teve 1.747.072 emplacadas. Em novembro, os emplacamentos atingiram 121.779 unidades contra 134.727 de outubro, recuando 9,6%. Mesmo com dois dias úteis a mais no mês anterior, a média diária ficou praticamente estável, com 6.089 motocicletas contra 6.124.
        Em 2011 as montadoras venderam 1.930.737 unidades até final de novembro. Em 2012 este número caiu para 1.521.678. Comparando somente o mês de novembro, a queda foi de 26,9% (166.640).



Linha de produção da Honda, em Manaus

        Mesmo com um pequeno aumento de 3,2% nas exportações, a produção acumulada ficou 20,2% abaixo da contabilizada no mesmo período do ano passado, com 1.623.809 motocicletas contra 2.035.124. No ano, o aumento das exportações ficou em 48%, sendo que 83,28% das motos foram exportadas pela Honda e os outros 16,72 pela Yamaha, totalizando 95.503 unidades, que foram em sua maioria para a Argentina. Apesar de ser crescente, este é um número ainda baixo, com menos de 9.000/mês.
        A principal causa apontada pela ABRACICLO é o veto dos bancos a novos financiamentos para compra de motos, pois a queda se dá apenas nos seguimentos de pequena e média cilindrada, já que a venda de motocicletas de grande cilindrada aumentou aproximadamente 6%.
        “Nos dois últimos meses, as linhas de crédito oferecidas pelos bancos públicos ajudaram a estabilizar o mercado, evitando novas quedas acentuadas”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. Os bancos privados precisam seguir o mesmo caminho.


        A indústria havia se preparado para crescer 5% este ano, mas perdeu 20%. A previsão para 2013, no entanto, é otimista, apontando uma pequena recuperação. Estima-se que a produção tenha um ganho de pelo menos 3,7%, e as vendas no atacado, de 2,4% em relação a 2012.
        Um dado interessante, é que atualmente existem 2.300.000 cotistas de consórcios de motocicletas contra apenas 1.700.000 de carros.
        O Brasil é o 5° maior produtor mundial de motocicletas, produzindo mais de 2 milhões por ano e tem uma frota circulante de aproximadamente 19 milhões.

        As divergências de dados divulgados pelas diversas entidades são as diferenças entre produção, vendas no atacado, vendas no varejo, emplacamentos, importações, Muitos veículos que são vendidos não são emplacados, já que são específicos para o uso rural ou em competição. Nem tudo o que é produzido no Brasil, é vendido aqui, já que parte é exportada. Nem todas as que são emplacadas, são produzidas aqui, já parte é importada.


        ATÉ OUTUBRO, SETOR DE BICICLETAS TEVE PRODUÇÃO 10% ACIMA DO QUE EM 2011

        A produção de “magrelas” no Polo Industrial de Manaus, todavia, cresceu 10%. O crescimento estimado para 2012 é de 21%.
        O aumento do imposto de importação impactou fortemente esse setor que teve queda de 19% na importação e deverá fechar o ano com cerca de 300.000 importadas.
        Esses dados são relativos apenas à produção e vendas dos associados da entidade, e por isso não representa o total do setor.
        É muito difícil um controle total desses números, já que a importação é liberada e a quantidade de revendedores, imensa.
        A ABRACICLO está tentando trazer mais fabricantes deste setor para a Associação.
        Lembro que o Brasil é o 3° maior produtor mundial de bicicletas produzindo mais de 5 milhões por ano e tem uma frota circulante estimada em aproximadamente 70 milhões.




        REGULAMENTAÇÃO DAS BICICLETAS ELÉTRICAS
        Após reuniões entre os associados, fabricantes de motocicletas e bicicletas, chegou-se ao seguinte posicionamento: para a indústria de duas rodas, uma bicicleta elétrica é um veículo que tem um motor auxiliar elétrico com potência máxima de 250 Watts e que tenha controle de velocidade, ou seja, o motor é cortado quando a velocidade de 25 km/h é atingida. Esse motor só deverá funcionar através do pedal. Se o ciclista parar de pedalar, o motor também para.
        Esse posicionamento foi levado ao Contran no final de outubro que está discutindo a regulamentação que deve sair até o final do primeiro semestre do ano que vem.
        Este tipo de veículo está com as vendas em crescimento e é muito utilizado por mulheres que vão ao supermercado e academia, principalmente em cidades que têm ladeiras e ruas inclinadas.


        A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - é uma entidade sem fins lucrativos representante das montadoras dos veículos de duas rodas que possuem fábricas instaladas no Brasil. Sua missão é divulgar, apoiar e defender as atividades e interesses relacionados ao setor, nas áreas de política econômica, social e técnica, atuando fortemente na melhoria de imagem destes meios de locomoção com relação à segurança e conceito social, através de sugestões, campanhas e outras ações.
        Os associados são: BMW, Bramont, Caloi, Dafra, Harley-Davidson, Honda, Kasinski, Kawasaki, Prince, Suzuki, Traxx, Triumph e Yamaha.



15 de dezembro de 2012


[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]