[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]
NOTÍCIA
por Suzane Carvalho


A HISTÓRIA DA CENTENÁRIA CHEVROLET NA CENTENÁRIA 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS




        A história da Chevrolet nas 500 Milhas de Indianápolis começou um pouco antes da 1ª edição da corrida e antes mesmo de a fábrica existir.


Louis Chevrolet e seu Buick de corrida, em 1910

        Os irmãos Louis, Arthur e Gaston Chevrolet eram pilotos de competição e já eram famosos nos Estados Unidos quando, em 1905, Louis conheceu Carl Fisher, outro piloto famoso da época.

        Em 1909, Fisher começou a construção do circuito de Indianápolis. Ele queria que a pista fosse um oval com 5 milhas de extensão, mas esta acabou ficando com 2,5 milhas. O objetivo inicial era que servisse de teste para a grande quantidade de fábricas de componentes automotivos que estavam se fixando ao redor da cidade.

        Nessa época, Louis Chevrolet era piloto de fábrica da Buick, de Billy Durant. E foi o próprio Durant quem convidou Louis para ser parceiro no projeto de um novo carro a ser chamado “Chevrolet”.


        Antes ainda de terminar o projeto, Louis ajudou seu irmão Arthur a preparar seu Buick para correr na 1ª 500 Milhas de Indianápolis. No entanto, na corrida inaugural em 30 de maio de 1911, Arthur Chevrolet não conseguiu ir longe, pois o carro teve problemas mecânicos apenas 30 voltas após a largada.

Arthur Chevrolet e o Buick em que correu a 1ª Indy 500, em 1911


a primeira largada da Indy 500, em 1911

        Nessa primeira corrida, Carl Fischer, dono da pista, achou mais seguro que a largada fosse em movimento e conduziu os pilotos antes da largada com seu próprio carro de rua, que foi chamado de Pace Car. Virou tradição.


        Em novembro de 1911, Louis Chevrolet e Billy Durant inauguraram a Chevrolet Motor Car Company, em Detroit. Mas sem conseguir ficar afastado das corridas, três anos depois, Louis vendeu sua participação para Billy e foi morar em Indianápolis junto com seus irmãos.


        Correu então em 1915, mas abandomou a corrida com problemas no motor.

        Em 1919, Louis e seu irmão Gaston voltaram a competir nas 500 Milhas com carros fabricados por eles mesmo, com o nome de Frontenac Motors, e terminaram em 7° e em 10°, respectivamente.

Louis (ao volante) e Arthur em 1916


Louis Chevrolet, em 1911

        Em 1920 Gaston Chevrolet venceu a corrida pilotando um Monroe-Frontenac com a tática de utilizar somente um jogo de pneus.

Gaston Chevrolet, em 1920


        Como Pace Car, como Safety Car, ou com seus motores empurrando os carros de competição, a participação da Chevrolet nas 500 Milhas é tão histórica quanto a própria corrida.

        O primeiro Chevrolet a ditar o ritmo das voltas de apresentação em Indianápolis foi um 1948 conversível e foi conduzido pelo então presidente do circuito, Wilber Shaw.


Chevrolet 1948

Chevrolet Bel Air 1955, equipado com um V8



Camaro 1967 Conversível

        Em 1967, ano de seu lançamento, um Camaro já participou como Carro Madrinha.



        Depois, em 69, o modelo utilizado se tornou emblemático. Na época, foram produzidas 3.675 unidades deste modelo branco com faixas laranja, e até hoje muitos desses carros encontram-se bem conservados em mãos de colecionadores.



        Em 1978, quando comemorava seu aniversário de 25 anos, um Corvette apareceu pela primeira vez como Pace Car em Indianápolis . Depois disso, outros nove fizeram o mesmo papel.

        No total, foram 21 carros da Chevrolet que serviram de “Carro madrinha”.



        Agora, no festejo de 100 anos da lendária corrida, um 22° Chevrolet volta a ser o Pace Car em Indianápolis: será um Camaro SS Conversível 2011. Ele foi preparado para fazer referência ao Camaro SS 2969 que conduziu o pelotão em 1969. Modernizado, claro. Na pintura, o mesmo branco e as mesmas faixas laranjas. O acabamento interno será em couro laranja.

        Esta será a 7ª vez que um Camaro será um Carro Madrinha nas 500 Milhas, e para comemorar o duplo centenário, a Chevrolet colocará à venda uma edição limitada do modelo, com apenas 500 unidades.


Pace Car da Indy 500: Camaro 1969 e Camaro 2011


        MOTORES CHEVROLET VOLTAM A CATEGORIA EM 2012
        Em 2012, o motor Chevrolet voltará a empurrar todos os carros da categoria em substituição aos atuais Honda.
        O motor será um V6 biturbo 2.2 com injeção direta e bloco e cabeçote de alumínio alimentado a Ethanol.

        A Chevrolet já foi fornecedora da categoria entre 86 e 93 e entre 2002 e 2005, sempre com motores V8.
        Venceu 104 corridas, ganhou 7 vezes as 500 Milhas e foi campeã em 6 anos.




26 de maio de 2011


LEIA AQUI OUTRAS NOTÍCIAS E TEXTOS ESCRITOS POR SUZANE

A CENTENÁRIA CHEVROLET NA CENTENÁRIA 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS
CASAMENTO E FILHOS: O QUE PENSAM AS PILOTOS DA FÓRMULA INDY
CHINESA JAC MOTORS DESEMBARCA NO BRASIL, PARA FICAR
A TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO
SALÃO DO AUTOMÓVEL - INVESTIMENTO E RETORNO
O AUTOMOBILISMO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
MOTORISTAS x MOTOCICLISTAS
CRÔNICA 1
INVASÃO DOS USA
FÓRMULA 1 x FÓRMULA INDY
EU NÃO VEJO, MAS QUE O PRECONCEITO EXISTE, EXISTE!...
O AUTÓDROMO DO RIO E OS BENEFÍCIOS PARA A REGIÃO
SONHEI; HOJE SOU CONSCIENTE
ORAÇÃO PARA UMA VIDA A DOIS


[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]